quinta-feira, maio 20, 2004

Portugal Positivo!!!

Hoje, para fazer jus ao pedido de alguém, decidi falar de pontos positivos para Portugal. Realmente, não concordo muito com o que foi escolhido como orgulho para Portugal - não o nego, apenas ponho em causa se realmente será assim tão relevante.

Olho em volta e vejo verde. Orgulho-me da natureza - se cada português se orgulhasse como eu, teríamos um país ainda mais verde! Aqui fica o repto!

Cheiro o mar - dir-me-ão que o mar cheira igual em todo o lado e eu discordo. Não há mar que cheire ão bem como o nosso - quando as nossas indústrias estiverem de acordo comigo, ainda cheirarão melhor.

Toco o outro - em Portugal existe tanta gente boa! Comparativamente com outros países, sinto que Portugal é seguro. Talvez não seja tanto como no tempo da minha avó, mas experimentem ir para outros lados e verão como aqui é bom.

Ouço a música - não me orgulho de Quim Barreiros nem outros do género, para mim estes simplesmente existem - existe tão boa música em Portugal! De Madredeus a Emanuel Nunes, passando por Nelly Furtado - que canta com alma portuguesa - existe música de qualidade para todos os gostos.

Provo a gastronomia nacional, conhecem alguma outra mais tentadora e rica em termos de sabores? de Norte a Sul e sem deixar de lado as ilhas a nossa comida é a melhor que alguma vez provei, e a nossa doçaria? Só de pensar, dá água na boca!

Finalizando, os nossos cérebros... Temos talentos em todas as áreas, no campo do desporto, da medicina, da literatura, da música. É verdade que muitos não vivem cá, a esperança é que com o tempo sejam reunidas condições e pessoas como o Prof. Dr. Damásio, o Prof. Emanuel Nunes, O nosso soberbo escritor Saramago e até o talentoso Luís Figo possam voltar. Até lá temos que reconhecer que também existem génios por cá e nesses também vale a pena apostar.

Positivo, Positivo é pensar que amanhã será melhor! Mas a nossa ajuda, a de cada um é essencial!